segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como fazer queijo mussarela


Já reparou que o queijo disponível no supermercado está ficando cada vez mais sem gosto? Se você sente falta do sabor de um bom queijo mussarela, agora é possível fazer um você mesmo. Siga esta receita para fazer mussarela em casa.
  1. Ingredientes
    • 1 galão de leite fresco (de um leiteiro local se possível)
    • 1 ½ colher de chá de ácido cítrico dissolvido em ¼ xícara de água fria
    • ¼ colher de chá de coalho líquido
    • 1 colher de chá de sal de queijo
    Utensílios
    • Panela de aço inoxidável
    • Termômetro para leite
    • Luvas
    • Colher
    • Tigela para microondas
    • Forno de microondas
  2. Dissolva o ácido cítrico. Certifique-se que a água está fria e coloque o ácido cítrico na água para dissolver. Isso deve levar alguns minutos.
  3. Aqueça o leite na panela de aço inoxidável. Você irá precisar do termômetro para leite, coloque-o na borda da panela. Aqueça o leite a 55 graus. Mexa lentamente. Despeje a solução de ácido cítrico no leite e misture. Continue mexendo. Aumente o aquecimento até 88 graus; normalmente isso ocorre em fogo médio, mas observe o termômetro. Quanto o leite aquece você deve notar que começa a coagular. Lentamente mexa o coalho. Use um movimento para cima e para baixo e mexa por cerca de 30 segundos.
  4. Aumente o calor para 100 graus e deixe a mistura descansar sem mexer. Seja paciente. Após cerca de 5 minutos nesta temperatura você deve notar a coalhada sair pelos lados da panela. A coalhada deve ser espessa e um pouco brilhante. A parte líquida ou o soro deve ser claro. Quando isto ocorrer, desligue o fogo.
  5. Tire a coalhada do pote com uma colher. Coloque a coalhada em uma tigela para microondas. Pressione suavemente a coalhada com a colher para drenar qualquer soro extra e em seguida tire o soro.
  6. Coloque a coalhada  no microondas por um minuto. Em seguida, retire a tigela e escorra o soro restante.
  7. Dobre o queijo usando luvas. Isso é semelhante a fazer massa de pão, você vai usar seus dedos para dobrar o queijo e assim distribuir o calor.
  8. Mantenha no microondas. Deixe a coalhada no microondas por mais 35 segundos, adicione sal a gosto, bata na massa e dobre novamente. Ponha no microondas pela terceira vez, por mais 35 segundos. Adicione sal a gosto novamente. Amasse novamente até que o queijo esteja liso e elástico.
  9. O queijo está pronto quando esticar como caramelo. Enrole-o em pequenas bolas e coma-as enquanto estiver quente. Se preferir o queijo fresco, coloque rapidamente as bolas em uma tigela com água gelada durante 30 minutos para esfriar rapidamente. Conserve na geladeira até ficar pronto para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário