quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os Benefícios do Amendoim!

                                
Ácidos graxos monoinsaturados: Conhecidos como gorduras do bem, os ácidos graxos monoinsaturados contribuem para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL). O LDL, em excesso no sangue, provoca aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, o que impede o fluxo de sangue; já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).
Gordura: Importante ao corpo por ser fonte concentrada de energia, servir de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água), além de ser precursora de diversos hormônios e proteger as membranas celulares.
Omega-3: Reduz, moderadamente, os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Junto ao Omega-6 previne o envelhecimento, por funcionarem como renovadores celulares.
Magnésio: Importante para a circulação, fortalecimento dos músculos, e para cicatrizações; essencial para o sistema nervoso e para afastar o estresse.
Cálcio: Fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose. Deve ser sempre consumido em conjunto com o magnésio.
Vitamina E: Nutriente famoso pela ação de antioxidante, ou seja, de combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. E, ainda, é responsável por aumentar a resistência dos músculos ao reduzir dores e preservar o sistema imunológico.
Vitaminas do complexo B: Essenciais ao sistema nervoso são auxiliares na digestão, além de afastarem o mau humor por ajudarem na formação de neurotransmissores como a serotonina, que é sinônimo de bem-estar.

Omega-6: Renovador celular, prevenindo o envelhecimento precoce.
Selênio: Eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.
Ferro: Importante na dieta de gestantes, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, bem como no crescimento do feto, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda, pois é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.
Ácido fólico ou folato: É essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.
Fósforo e Potássio: Ajudam a afastar a fadiga e dão pique total para quem pratica atividades físicas. O fósforo ajuda na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. Já o potássio, melhora a contração muscular e é um aliado para quem pratica exercícios físicos.
Sem colesterol: Mesmo com alto valor calórico, não contém colesterol por ser de origem vegetal.
Gorduras monoinsaturadas: Ajudam a perder peso, pois são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de ajudar a converter os estoques de gordura corporal em energia.
Fibras: Geram saciedade e ajudam no emagrecimento.
A favor da beleza: Além de ser um alimento que possui renovadores celulares e proteger contra o envelhecimento precoce, ter ação antiinflamatória e a proteger os vasos sanguíneos, combatem o enfraquecimento de unhas e cabelos, regulando a oleosidade e afastando dermatites e seborréia.

Fonte: APAN- Associação Paulista de Nutrição
Matéria: “Pequenas e poderosas!” Revista Vida Natural Edição 0009- Páginas 34 a 39.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Minoxidil - o fim da calvície

                                                    
                   O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície.  O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.
 A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.
                                     
                  Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos.
O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já "morreu" não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos.Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.
                    O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.
O Minoxidil é um medicamento vasodilatador..
Descobriu-se que o seu uso tinha como efeito secundário o crescimento de pêlos. Por esse motivo, começou a ser também utilizado sobre a fórmula de solução, recomendada para reversão do quadro de calvície, uma vez que provoca o crescimento de pêlos no corpo humano.
Esta nova formulação não deve ser utilizada por quem tem problemas de hipotensão, porque o minoxidil, ao atravessar a barreira epidérmica, acaba por chegar à circulação e provocar a diminuição da tensão arterial.

        Fórmula do Minoxidil.     

O que é Minoxidil?

Minoxidil foi o primeiro remédio aprovado pela American Food & Drug Administration para o tratamento de alopécia androgenética (queda de cabelo). Antes disto, o minoxidil tem sido usado como vasodilatador por receita como tablete oral para o tratamento de pressão arterial alta, com efeitos colaterais que incluem queda de cabelo e inversão de calvície masculina.

Para o tratamento de queda de cabelo, o minoxidil está disponível como uma solução tópica que é geralmente de 2% ou 5% de minoxidil em propilenoglicol. O propilenoglicol garante que o minoxidil aplicado seja disseminado uniformemente na área afetada e seja absorvido facilmente pela pela.

Como o Minoxidil funciona?

A solução tópica de Minoxidil é usada para estimular o crescimento capilar em pessoas com calvície. O medicamento parece exercer seu efeito máximo no topo da cabeça. A maneira exata como o minoxidil funciona não é conhecida, mas pode estimular o crescimento capilar melhorando o fornecimento de sangue para os folículos capilares.

Quais estudos científicos evidenciam os efeitos da condroitina?

Dermatologistas realizaram um estudo de observação de 1 ano em 984 com queda de cabelo com padrão masculino. O estudo avaliou a eficácia de uma solução tópica de 5% de minoxidil para interromper a queda de cabelo e estimular novo crescimento capilar. Durante o período de 1 ano do estudo, pacientes aplicaram 1 mililitro (ml) de solução de 5% de minoxidil duas vezes ao dia nas áreas de queda de cabelo do couro cabeludo.

No final de 1 ano:

• os investigadores dermatologistas informaram que as áreas de queda de cabelo do couro cabeludo reduziram em 62% dos pacientes.
• ao avaliar a eficácia do minoxidil para estimular recrescimento capilar, os pesquisadores constataram que a solução de 5% foi muito eficaz em 15.9% dos pacientes, eficaz em 47.8% e moderadamente eficaz em 20.6%.
• a queda de cabelo ao lavar chegou a uma média de 69.7 no inicio d estudo, e uma média de 33.8 no final do estudo, uma medição da eficácia de 5% de minoxidil para interromper a queda de cabeço nos pacientes estudados.
• Efeitos colaterais, principalmente dermatológicos, foram informados por 3,9% dos pacientes no estudo. Nenhum dos efeitos colaterais foi classificado como grave.

Cuidado:

• Apenas para uso externo.
• não use se for mulher, se não souber por que tem queda de cabelo, se tiver menos de 18 anos ou se estiver usando qualquer outro medicamento no couro cabeludo.
• usar mais produto ou usar mais do que o recomendado não vai melhorar os resultados.
• Evite contato com os olhos. No caso de contato acidental com os olhos, lave com grandes quantidades de água da torneira fria.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Efeitos do Aquecimento Global na Pele

                    Pelo grau de preocupação com que os sul-coreanos têm com a pele, não me causa surpresa que uma das maiores preocupações dos sul-coreanos em relação ao aquecimento global seja os efeitos que o mesmo pode causar na pele. Pesquisadores de hospitais da Coreia do Sul e da Amore Pacific vêm estudando os efeitos que o aumento da temperatura pode gerar na pele. Após a análise de 2000 mulheres em seis países da Ásia, eles chegaram, por exemplo, as seguintes conclusões:
                                                   
1 – A pele das pessoas vivendo em áreas com temeperaturas mais altas envelhece mais rapidamente. Isso já era esperado, uma vez que se sabe que a ação de enzimas “indesejadas”, que não atuam em uma temperatura por volta de 31° C, começam a atuar quando temperatura está por volta de 40° C. São enzimas que “quebram” o colágeno da pele, como consequência, podem surgir rugas e flacidez. Este dermatologista americano entrou em mais detalhes sobre isso aqui;
2 – O aumento da temperatura interfere na coloração da pele. Quando a temperatura aumenta, os vasos da pele se “dilatam”, causando uma coloração avermelhada (em caucasianos) ou amarelada (em asiáticos). Não confundam com a mudança da cor da pele provocada por queimaduras solares, são coisas bem diferentes.
Vídeo ilustrando o que escrevi:

Sabemos que a luz ultravioleta do sol provoca danos à sua pele. Isso porque a luz ultravioleta é uma forma de radiação. Ele danifica o DNA delicado em suas células da pele, levando a pele, idade danificado e ao câncer de pele. Também faz com que os radicais livres que se desenvolvam na pele, danificando e destruindo frágil elastina colágeno, deixando a pele enrugada, frouxa, e sem elasticidade. Embora a maioria dos danos é feita por esta forma de energia elevada de radiação, a nova pesquisa sugere que até mesmo formas de energia baixos de radiação são prejudiciais. 
  
Embora a maior parte da energia do sol é a luz visível e ultravioleta, cerca de 30% da radiação solar é de luz infravermelha. A luz infravermelha é essencialmente calor do sol. É o que aquece-lo quando você se senta naquela pequena mancha de luz solar em seu sofá no inverno e que faz você suar quando você se deita na praia no verão. 
  
Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology (um jornal de ciência básica do cuidado da pele) descobriram que, quando os pesquisadores expuseram voluntários para a luz infravermelha em doses semelhantes ao que eles poderiam entrar em um par de horas a exposição ao sol, sua pele produziu até um 14 aumento vezes em enzimas cortar colágeno. Estas enzimas, chamado matriz metalo-proteinae, são normalmente produzidos a quebrar o colagénio. Os níveis aumentados de MMPs pode ser visto nas doenças auto-imunes tais como artrite reumatóide. 
  
O estudo também constatou que de promoção da saúde antioxidantes na pele foram esgotados após a exposição à luz infravermelha. 
  
Apesar de mais pesquisas são necessárias para confirmar que a exposição a luz infravermelha não leva ao tipo de dano que causa o envelhecimento, as evidências circunstanciais são forte que ele faz. Infelizmente, os filtros solares não protegem contra danos luz infravermelha. Mesmo filtros solares de largo espectro que protegem contra tanto a luz UVB (que é cerca de 280-320 nm) e UVA (320 - 400), não oferecem proteção para a luz infravermelha (760 -1440 nm). 
  
Fotoenvelhecimento prevenção (como rugas, flacidez e manchas solares) pode ser mais difícil do que pensávamos. A melhor maneira de minimizar o envelhecimento do sol é evitar exposição ao sol durante as horas de pico de 10 horas para duas horas e cobrir-se com um chapéu e luvas longas se você estiver indo para estar no sol o dia todo. 
  
Não se esqueça, se você está empenhado em proteger-se da exposição ao sol, então é uma boa idéia para complementar sua dieta com vitamina D. Ao tomar 1.000 UI por dia, você irá manter os seus estoques de vitamina D de alta, e não vai precisar se preocupar sobre como usar o sol para obter a sua dose diária de vitamina D.
O que fazer para evitar isto? A não ser que a pessoa mude para uma região com temperatura mais amena, não há o que fazer. O uso do protetor solar impede parte dos danos provocados pelos raios solares UV-B e UV-A, mas não contra a radiação infravermelha, que é responsável pela sensação de calor.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Significado da Páscoa

                              A páscoa, ou Pessach (passagem em hebraico), possui três significados. Para os cristãos é um acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento. Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito.                   O terceiro significado da Páscoa é pouco conhecido. Relata-se sobre uma festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã no segundo milênio antes de Cristo. No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis. A festa da Páscoa pedia proteção durante a travessia.
                  A palavra páscoa não está relacionada unicamente com o significado simbólico de “passagem”, mas também pela posição da páscoa no calendário, segundo os cálculos se referem à última ceia. Na tradição moderna a páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate. Alguns historiadores sugerem que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa, como os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da páscoa são vestígios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, posteriormente foram aprendidas pelas celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos.
                                
                  Um ritual adaptado pela Igreja Católica no começo do 1º milênio depois de Cristo que fundiu com a festa da Páscoa, ocorreu no equinócio da primavera, quando os participantes pintavam e decoravam ovos e os escondiam, enterrando-os em tocas nos campos.
                  A Páscoa esse ano será comemorada no próximo domingo, dia 07/04/2012.  Feliz Páscoa!