sábado, 16 de fevereiro de 2013

Implante Dentário

 
           As pessoas perdem dentes o tempo todo, seja através de trauma (quando os dentes sofrem algum impacto) ou devido às cáries, doenças gengivais ou velhice. Seja qual for a razão para a perda dos dentes, eles precisam ser substituídos, tanto por razões estéticas quanto funcionais. Os tratamentos mais comuns para a falta de dentes são uma dentadura ou uma ponte fixa. No entanto, os implantes dentários estão agora se tornando um tratamento mais popular para substituir dentes perdidos, já que fornecem uma solução de longo prazo, diminuem a perda óssea e preservam o tecido dentário.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um substituto artificial da raiz de seu dente natural e está ancorado em um conector pré-perfurado no osso de sua mandíbula para suportar uma coroa, ponte ou garantir uma prótese firme no lugar. Os implantes são feitos de titânio, um material que é bem tolerado por osso e integra-se facilmente com o tecido ósseo. Durante a colocação de um implante dentário, o objectivo é conseguir um contacto íntimo entre a superfície exterior do implante e o tecido ósseo circundante, para que possam “fundir” em conjunto (osseointegração), criando um suporte estável para os dentes novos.
  
    Como é colocado um implante dentário?

Antes de qualquer implante ser colocado, é importante que o seu dentista avalie a saúde de seus dentes e gengivas. Se houver qualquer sinal de doença da gengiva ou cáries profundas, estes devem primeiro ser tratados. Depois disso, seu tratamento será planejado seguindo de vários raios-x e, em alguns casos, uma tomografia computadorizada para avaliar a qualidade óssea e verificar estruturas anatômicas próximas para evitar problemas antes de qualquer perfuração. O processo é geralmente realizado sob anestesia local. Algum tipo de sedação intravenosa é por vezes utilizada, se é um procedimento longo ou o paciente é muito ansioso.


O lugar em que o implante está a ser colocado é cortado e erguido, e um pequeno furo é perfurado no osso maxilar na localização precisa do implante. O implante de titânio é totalmente equipado para este soquete e a gengiva é costurada de volta sobre o implante. Se não houver material de osso suficiente para acomodar o implante, um enxerto de osso pode ser necessária, ou o dentista pode usar um implante de menor porte adequado.

Uma vez que o implante foi colocado, é deixado para curar e integrar-se com o maxilar por entre seis semanas a seis meses. O tecido ósseo cresce e ancora-se na superfície microscópica áspera do implante.

Durante este “período de cura”, os pacientes recebem dentes temporários (pontes) ou continuam a usar dentaduras. É importante que os dentes temporários não exerçam qualquer força sobre o implante de cura. Após o período de cicatrização, a gengiva é novamente levantada e uma conexão é colocada sobre  o implante com uma coroa provisória. Quatro a seis semanas mais tarde, quando o tecido da gengiva circundante amadureceu, a restauração final permanente pode ser equipada com o implante.
 
Qual o preço de um implante dentário?

Os custos dependem da localização do dentista, da qualidade do implante, do material utilizado, da saúde do paciente, da técnica utilizada pelo dentista e muitos outros fatores, sendo sempre necessário um orçamento para um valor exato. É importante não escolher um dentista só porque ele é barato, mas também escolher pela qualidade e recomendação de outros para este cirurgião.

Atualmente, o preço médio de um implante dentário pode variar entre R$ 800,00 e R$ 3.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário