quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pílula do Dia Seguinte - como funciona

Usada como contraceptivo de emergência, a pílula do dia seguinte é motivo de grande discussão entre o meio religioso e cientifico. Na verdade a pilula do Dia seguinte não é um contraceptivo, isto é, ela não pode ser utilizada com frequência e pode causar efeitos colaterais, alteração no aparelho reprodutor (a curto prazo) entre outros problemas. De qualquer forma a pílula do Dia seguinte não funciona como um medicamento abortivo. Entenda melhor o que é e como funciona a pilula do Dia seguinte.

Como tomar a pílula do Dia seguinte?

Pílula do Dia Seguinte contraceptivo

Existem 2 tipos de pílulas, em dose única e 2 comprimidos. Obrigatoriamente a pilula do Dia seguinte deve ser tomada em até 72 horas após a relação sexual, é importante lembrar que a mulher só deve tomar a pilula se durante a relação sexual não houve uso de camisinha ou se a camisinha estourou (rasgou). Quanto menor for o tempo entre o ato sexual e a ingestão da pílula melhores serão os resultados. No caso da pílula de 2 comprimidos, 1 deve ser tomado antes da relação e o outro após, mas sempre respeitando o tempo máximo de 12 horas após tomar a primeira

Pílula do Dia seguinte e efeitos colaterais


É importante lembrar que a pílula possui quantidade maior de hormônios que vão alterar o ciclo menstrual e o tempo de ovulação, em outras palavras, a pílula do Dia seguinte pode fazer a menstruação desregular podendo adiantar a menstruação como também atrasar. Desta forma não será possível saber quando será a próxima menstruação. Entre os efeitos colaterais causados pela quantidade de hormônio da pílula estão:

  • Dor de cabeça
  • Sensibilidade nos seios
  • Náuseas
  • Vômitos

É recomendada a consulta médica quando houver vômito ou diarreia durante as 2 primeiras horas após tomar a pílula, pois será necessário repetir a dose. O médico poderá indicar um remédio contra enjoos que poderá ser tomado ao mesmo tempo da pílula.

A pílula é abortiva?


Existe uma crença de que a pílula do Dia seguinte é um meio abortivo, médicos descartam esta possibilidade uma vez que a ação da pílula é evitar a fecundação (o encontro do espermatozoide com o óvulo) e caso já tenha ocorrido a fecundação a função da pílula é evitar que o ovo (óvulo fecundado) seja implantado no útero. Em outras palavras o objetivo da pílula do Dia seguinte é evitar a gravidez.

Como saber se funcionou

Infelizmente não dá pra saber se a pílula funcionou, exames de farmácia podem apresentar resultados incorretos devido a grande quantidade de hormônios que o corpo da mulher tem após tomar a pílula do dia seguinte. O atraso da menstruação é normal e varia de pessoa para pessoa, então, resta apenas fazer um teste de sangue após 3 semanas para descobrir se houve gravidez ou não.
Pílula do Dia Seguinte efeitos colaterais
Definitivamente não, a pílula deve ser tomada apenas em ocasiões excepcionais. Uma pílula do Dia seguinte possui 20% mais hormônios do que uma drágea anticoncepcional, esta diferença aumenta o risco de efeitos colaterais. O ideal é evitar ao máximo fazer uso da pílula.

Preço


A pílula do Dia seguinte possui um preço razoável que varia de acordo com a marca, ficando entre R$ 15 e R$ 25 podendo ser comprada inclusive sem receita médica, porém, é recomendado que a mulher consulte um ginecologista para receber uma prescrição de um anticoncepcional e até mesmo a pílula do Dia seguinte com objetivo de evitar efeitos colaterais.

Tomei a pílula, posso engravidar?

Sim, como qualquer outro método não existe 100% de eficácia, sendo assim, o melhor é tomar dentro do prazo estabelecido para uso de forma a garantir uma melhor eficácia. É importante lembrar também que o efeito da pílula é apenas para a relação sexual que tenha ocorrido ontem, entendeu porque a pílula chama-se Dia seguinte? desta forma se você tomou hoje amanhã já não terá efeito algum. A pílula não substitui camisinha e outros meios contraceptivos.

Nome da pílula do Dia seguinte


Pílula do Dia seguinte tomar
Pílula do Dia seguinte tomar

A pílula assim como outros medicamentos são produtos farmacêuticos e podem ser encontradas em qualquer farmácia, logo, existem vários produtos de marcas diferentes com o mesmo efeito, os nomes mais comuns são:

  • Postinor
  • Dia D
  • Pilem
  • Poslove
  • Pozato
  • EllaOne.
 Faça o possível para não recorrer a pílula do dia seguinte, ela só deverá ser usada em caso de "emergência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário