quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Insônia: um problema sério!


Se você já perdeu noites de sono ou já conviveu com alguém que não teve um bom sono reparador como eu, que sofro levemente desse mal, saiba o que uma noite mal dormida prejudica a convivência ou mesmo o desenvolvimento profissional. Mais saiba que, alem de prejudicar as relações com as pessoas, a insônia causas danos à saúde? E ela não é o único problema que pode afetar suas noites e atingir seu organismo o ranço, por exemplo, pode desencadear problemas cardiovasculares! Pensando nesse problema (insônia) que afeta um em cada 3 pessoas é, principalmente nas suas consequência, buscamos informações para esclarecer tudo sobre a insônia e os demais distúrbios que afeta o sono.

O sono é uma necessidade fisiológica do organismo, assim como comer, beber e respirar. Tal como essas atividades vitais, ele estar adequado à individualidade de cada ser humano. Isso quer dizer que é o próprio organismo que vai definir a quantidade de horas de sono de quer necessita. O sono, que estar dividido em estágio de acordo com o grau de relaxamento físico e mental, o sono possui três funções principais, a recuperação somática, ou seja, a manutenção do equilíbrio do organismo, com a reparação dos tecidos e a produção de hormônios, por exemplo, a recuperação cognitiva, favorecendo a organização do pensamento e a manutenção da memória; e a recuperação psicológica, reorganização das experiências de vidas e do equilíbrio. Dentre os principais distúrbios que impedem uma noite de sono tranquilo estão a apneia, o sonambulismo, o bruxismo, a narcolepsia é, o mais comum deles, a insônia.

Ter uma noite em claro é uma incapacidade de iniciar ou manter o sono, sono de má qualidade e de curta duração, insuficiente para manter-se. Alerta e garantir o bem estar físico e mental durante o dia, sintomas diurnos e fadiga ou baixo rendimento. Essas são as principais características que definem a insônia. A insônia é um tratamento que, quando não controlado, afeta a qualidade de vida. Alterações de humor, problemas de raciocínio e memória, alem de problemas na família e no trabalho são comuns na vida de quem sofre com esses distúrbios. Dormir melhor e viver mais é em grande parte dos casos, e hábitos de vida são os grandes responsáveis pelas noites passadas em claro. Por isso, prestar atenção em todos os detalhes da rotina diária é importante para se ver livre da insônia. Mas a falta de sono também pode ser decorrente de outros problemas de saúde, por isso merece acompanhamento com um médico especializado, que estabelecerá o diagnostico coreto e o melhor tratamento. Dormir menos que numero de horas do que é necessário Leva a redução da longevidade é um alerta dizem os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário