quarta-feira, 14 de março de 2012

Intoxicação Alimentar


                           Uma Intoxicação alimentar é uma doença que se produz quando comemos alimentos contaminados por vírus, bactérias ou parasitas, e a contaminação se costuma dar se os alimentos não estão bem conservados ou não têm sido manipulados adequadamente. O verão e o calor favorecem a estes microrganismos de maneira que é nesta época quando devemos especial atenção no que ingerimos.


                    Ela é uma doença causada pela ingestão de produtos contaminados, que se manifesta geralmente entre uma e 36 horas depois do consumo do alimento estragado e que pode durar de um a 7 dias, causando náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Se não for tratada adequadamente, pode sim levar à morte.
                   Os agentes causadores da intoxicação são bactérias e suas toxinas, vírus, produtos químicos, metais e plantas venenosas. Mas as principais causas verdadeiras da intoxicação são a ignorância e a negligência do manipulador do alimento, com o armazenamento inadequado do alimento, ou a exposição a temperaturas também inadequadas. Então, siga sempre estas regras para evitar que seu alimento se contamine:
  • Alimentos preparados cedo demais devem ser armazenados na geladeira até o preparo final ou mesmo o seu consumo;
  • Deixar o alimento esfriar fora da geladeira não é bom. Parou de consumir, ponha na geladeira;
  • Coser insuficientemente o alimento também é perigoso. Sempre busque informações de tempo de cozimento para cada tipo de alimento;
  • Descongelar de maneira inadequada é o principal problema. Ou seja: descongelar fora da geladeira, debaixo de água corrente, não é correto. O certo é deixar descongelando, gradativamente, na parte inferior da sua geladeira. Em último caso, utilize o microondas, pois ele descongela de dentro pra fora, através do agito das moléculas do alimento, matando assim a maioria das bactérias.
  • Contaminação cruzada, no momento do preparo do alimento, também é um perigo. Cortou um frango sobre uma tábua? Lave para depois cortar outro alimento e;
  • Mantenha as ferramentas e a higiene pessoal sempre em bom estado.
Uma intoxicação alimentar pode acarretar febre tifóide, paratifóide, desinteria e brucelose.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário