terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como Controlar a Caspa

             
                 Você sabia que a caspa acontece por um processo natural de renovação celular da pele?
O tempo todo estamos eliminando células mortas e descamando todas as partes de nosso corpo – nossas pernas, braços, pescoço, cabeça, etc.  -  mas não conseguimos perceber essa eliminação que é constante e microscópica.

                 Inevitavelmente a descamação que acontece no couro cabeludo  não é tão facilmente eliminada quanto nas outras partes do corpo, a presença dos cabelos pode fazer acumular os resíduos dessa descamação. Mas não podemos ainda chamar esses resíduos de caspa, ao menos que eles persistam após a lavagem dos cabelos e sejam de fato excessivos.
Causas da caspa
A caspa pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos.
Dois dos hábitos mais comuns que levam uma pessoa a ter caspa são a lavagem e a secagem incorreta dos cabelos. Os cabelos devem ser lavados com água morna e fria, nunca quente. Além disso, após lavar o cabelo deve ser secado e nunca se deve prendê-lo molhado ou dormir com ele úmido.
Outra condição que dá caspa é o aumento de óleo nas glândulas sebáceas. A escamação no couro cabeludo é normal e ocorre ao longo de toda vida, mas em épocas de muito estresse ou durante a adolescência – quando há maior atividade destas glândulas – o aumento das escamas fica ainda mais evidente.
Normalmente as áreas mais afetadas pela caspa são o couro cabeludo, o rosto, a região genital, as axilas, a região torácica e os sulcos nasais. Ela também pode afetar a região das pálpebras e comprometer os cílios com eritema e descamação, neste caso, ela será chamada de blefarite.
Mas por que ela acontece?

Cientistas descobriram a ação de um fungo causador da caspa. Não é um fungo estranho, mas um fungo que naturalmente está presente em nosso couro cabeludo, e que por razões ainda não conhecidas, se multiplica e irrita o couro cabeludo,  fazendo acelerar o processo de descamação e eliminação de células mortas. O processo de descamação que deveria durar um mês,  pode ser realizado em apenas uma semana com a multiplicação desses fungos.

Assim, a  caspa tal como a conhecemos, aqueles pequenos flocos brancos que caem da cabeça quando balançamos o cabelo ou que ficam grudadas nas roupas, são células mortas em excesso misturadas ao óleo que fica retido na raiz dos cabelos. É o óleo dos próprios cabelos que faz com que esses flocos fiquem grudados no couro cabeludo.
A caspa é uma forma comum de eczema de pele que ocorre em partes do corpo com alta produção de óleo (sebo). Áreas do corpo que são comumente afetadas incluem o couro cabeludo, orelhas, rosto, tórax e dobras da pele, como as axilas ou a pele abaixo de peitos ou seios um pouco mais gordinhos ou dobras abdominais salientes.
Uma manifestação comum de seborreia que afeta o couro cabeludo é a caspa. Seborreia e caspa do couro cabeludo não causam perda de cabelo permanente. Muitas vezes, a seborreia do couro cabeludo nem sequer coça significativamente. Ela pode aparecer durante a infância, começando logo após o nascimento e durando vários meses. Ela pode afetar o couro cabeludo ou produzir manchas que descamam sobre o corpo neste tempo. Adultos de todas as idades podem desenvolver seborreia, também, especialmente no couro cabeludo e no rosto.
Algumas pessoas que têm sistemas imunes enfraquecidos, tais como aqueles em quimioterapia, portadores do HIV ou de certas perturbações neurológicas, podem ter a caspa em níveis fora do controle. É importante salientar, contudo, que a seborreia é uma condição muito comum, afetando principalmente homens.
             
             A maioria dos tratamentos da caspa são relativamente baratos e de fácil acesso. Uma maneira comum e muitas vezes bem sucedida para manter os flocos brancos longe de se acumular sobre seus ombros é usar um shampoo anticaspa. Médicos sugerem usar shampoo anticaspa diariamente, deixando o produto no seu cabelo por cinco minutos e enxaguando completamente logo depois. Quando sua caspa está sob controle, você pode diminuir o uso do xampu para duas a três vezes por semana. Se o tipo de shampoo anticaspa que você está usando parar de funcionar, você pode tentar alterná-lo com um tipo diferente de shampoo.
Esteja ciente, porém, que nem todos os shampoos anticaspa são os mesmos. Ingredientes diferentes tratam diferentes causas e tipos da caspa. shampoos de piritiona de zinco são antibacterianos e antifúngicos. Existem xampus que contêm alcatrão de carvão, podendo funcionar bem para tratar a caspa causada pela dermatite seborreica. Shampoos de sulfeto de selênio também desaceleram a degeneração e podem reduzir o fungo, mas tenha cuidado: eles podem descolorir tons mais claros ou cabelos quimicamente tratados. Shampoos com ácido salicílico ajudam a eliminar manchas em seu couro cabeludo, mas também pode deixar sua pele muito seca. Shampoos baseados em cetoconazol são antifúngicos. Estes, são o tipo de shampoo mais forte antes de ir para uma tentativa médica de tratamento.
                                    
            Se o anticaspa shampoo sozinho não fazer o trabalho, você pode tentar combiná-lo com cortisona e cremes antifúngicos. Mas antes de ir para isto, você precisará ir a um médico dermatologista e que indique o tratamento correto para seu problema. Talvez seu problema seja mais emocional do que físico, sendo necessário um psiquiatra ou psicólogo no auxílio para sua recuperação. Talvez seja seu trabalho que esteja causando isso e é hora de repensar no que está te fazendo realmente mal.
Alguns estilos de massagem fazem o tratamento da caspa no corpo nos cabelos. Portanto, antes de decidir usar pelo shampoo e achar que já está tudo certinho, vá fazer uma consulta com o médico para saber exatamente o que está acontecendo e começar finalmente a acabar com esses pontinhos brancos na sua camisa preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário